Preciso mesmo fazer limpeza nos dentes a cada seis meses?

Atualizado: 6 de Abr de 2020

Muitos dos nossos pacientes nos questionam: é mesmo necessário fazer limpeza nos dentes a cada seis meses?

Com este post, vamos procurar esclarecer de uma vez por todas essa dúvida.

Em primeiro lugar, vamos explicar o que é a limpeza profissional dos dentes, ou profilaxia. Trata-se do tratamento mais importante da odontologia. Para realizar qualquer tratamento dentário, é necessário que a sua saúde gengival esteja em dia e é exatamente isso que a profilaxia proporciona. Por meio da raspagem supra e subgengival do tártaro, jateamento com bicarbonato de sódio e polimento profissional dos dentes, o dentista é capaz de remover grande parte das bactérias prejudiciais à saúde que naturalmente se acumulam na sua boca.

Com isso, retira-se o foco local de infecção ou inflamação e você pode ficar tranquilo quanto a saúde dos seus dentes. Isso porque durante o procedimento da profilaxia, o dentista examinará minuciosamente suas arcadas dentárias, gengiva, bochecha e língua.

Nossos hábitos alimentares e estilo de vida contribuem cada vez mais para o surgimento de cáries, acúmulo de placa bacteriana e erosões ácidas nos dentes. Por este motivo, é inevitável que a cada seis meses você vá ao dentista para realizar sua limpeza, é este procedimento que irá previnir estes danos e proteger a estrutura dos seus dentes.

E existem alguns grupos populacionais que precisam ir com mais frequência ao dentista fazer sua prevenção! São eles as gestantes (acúmulo de tártaro pode gerar parto prematuro), pacientes cardíacos (a endocardite bacteriana inicia-se pela boca), idosos e pacientes imunodeprimidos. As bactérias bucais são mais perigosas para estes grupos, portanto, o recomendado é realizar uma limpeza nos dentes a cada 3 ou 4 meses.

Viu como é importante manter sua prevenção em dia?

Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco!